Extintores

Extintores em Osório Consultoria em Prevenção de Incêndio Osório Barras Anti Panico Osório



Sinalização contra Incêndio Osório Instalação de Alarme Contra Incêndio Osório



Extintores em Osório Consultoria em Prevenção de Incêndio Osório Barras Anti Panico Osório



Sinalização contra Incêndio Osório Instalação de Alarme Contra Incêndio Osório



Dicas para prevenção e combate a incêndios nas empresas

Saiba como prevenir incêndios


Dicas para prevenção e combate a incêndios nas empresas Extintores em Osório Consultoria em Prevenção de Incêndio Osório Barras Anti Panico Osório

Adotar medidas que ofereçam segurança, não só a colaboradores, mas também a clientes, fornecedores e todas as pessoas que circularem pelo ambiente organizacional, é de fundamental importância, para que todas as atividades empresariais sejam realizadas sem que ocorram impedimentos.
 
Assim, é necessário envolver a todos, não só o Corpo de Bombeiros e outros tipos de profissionais, como muitos acreditam, para prevenir e combater todo e qualquer tipo de acidente, como os incêndios, por exemplo. Dessa maneira, caso ocorra alguma situação parecida, os colaboradores estarão preparados para agir, se protegendo e protegendo as demais pessoas que ocupam o ambiente no decorrer da situação.
 
Como, infelizmente, todos nós, bem como nossas empresas estão sujeitas à situações como estas, resolvi compartilhar com você, que é empresário ou empreendedor, dicas essenciais para que, em sua empresa, todos trabalhem no sentido de prevenir e combater incêndios de forma eficiente.
 

Prevenindo e combatendo incêndios em empresas

 
São inúmeras as situações capazes de causar incêndios em empresas ou em qualquer tipo de ambiente. Entre elas estão as descargas elétricas, sobrecarga nas instalações e no uso de equipamentos e computadores, por exemplo, e muitos outros. É comum também acontecer descuidos e falhas humanas, que podem levar a um acidente.
 
Para evitar que situações assim ocorram, confira, a seguir, minhas dicas para que você e sua equipe de trabalho conheçam os cuidados necessários para prevenção e combate a incêndios.
 

Sinalização de ações em casos de incêndio

 
Saber o que fazer em situações como estas, é fundamental para que as coisas não se agravem ainda mais. Neste sentido, investir em uma sinalização adequada e espalhá-la pela empresa, vai fazer com que todos os colaboradores tenham ciência das ações que precisam realizar, tanto para a prevenção, quanto para o combate a incêndios.
 

Evite obstruir as vias de acesso

 
Corredores, passagens de emergência e, principalmente escadas, devem ser completamente desobstruídos. Isso porque em caso de incêndio ou qualquer tipo de acidente que venha a ocorrer na empresa, as medidas e o socorro podem chegar mais rápido, visto que as vias de acesso estão livres justamente para que isso aconteça.
 

Nada de cigarro próximo a produtos inflamáveis

 
Esta é, evidentemente, uma combinação que não funciona. Sendo assim, deve ser evitado ou eliminada por completo, caso aconteça, uma vez que oferece risco não só para a pessoa que está fazendo o uso do cigarro, como também para todos aqueles que estão nas instalações da empresa naquele momento.
 
Eduque seus colaboradores, para que fiquem atentos a estas situações, evitando ao máximo realizá-las e colocar a vida dos demais em risco.
 

Manutenção da rede elétrica e sobrecarga de tomadas

 
Tenha bastante cuidado com estes dois pontos. A manutenção da rede elétrica evita que ocorram curtos circuitos, geralmente causadores de incêndios. Assim, é essencial evitar também a prática de gatos e gambiarras com as máquinas existentes na empresa, para que algo mais grave não aconteça com todos que ali estão.
 
Além disso, você e seus colaboradores devem evitar também utilizar vários equipamentos ligados na mesma tomada, já que a sobrecarga de energia, pode fazer com que ocorra um curto circuito na rede elétrica, causando, assim, um incêndio.
 

Treine seus colaboradores

 
Um investimento que pode evitar uma grande dor de cabeça para você e para a sua empresa como um todo, é o treinamento de ações preventivas e de combate, que devem ser realizadas em uma situação de incêndio e acidentes em geral.
 
Mantendo as pessoas cientes e preparadas, em momentos como esses, elas saberão como utilizar o extintor de incêndios, de que maneira devem agir para prestar os primeiros socorros aos feridos, agindo rapidamente, bem como o que devem evitar, no dia a dia, para não desencadearem situações parecidas.
 

Tente manter a calma

 
No treinamento, também será possível ensinar aos colaboradores maneiras eficientes de manterem a calma, para, assim, se manterem seguros. Isso porque em momentos como estes, todos tendem a se desesperar, o que é completamente normal. Porém, o desespero não nos a ajuda a pensar racionalmente nas ações que devemos realizar, para nos mantermos em segurança.
 
Em incêndios e acidentes em geral, todo cuidado é pouco. Sendo assim, saber como se prevenir e também como combatê-los, permite que você, seus colaboradores, clientes e fornecedores, sintam-se tranquilos, sem se preocuparem com o que pode vir a acontecer neste sentido, tendo em vista que já têm ciência do que devem e do que não devem fazer nestes momentos.






Compartilhar: